O Deus Triuno no antigo Testamento e os nomes Elohim, Eloah e YHWH.
O que ensina Santa Igreja Ortodoxa sobre Naturesa Divina e os Hípostases do Deus presentados no Antigo Testamento?
O Nome Elohim é em plural e significa deuses. Estava traduzido como deuses e como Deus:
No princípio criou Deus os céus e a terra.Gên.1:1
Não terás outros deuses diante de mim.Êx.20:3
Vamos após outros deuses - deuses que nunca conhecestes - e sirvamo-los!Deut.13:2
Que Elohim significa deuses e é em plural é sem dúvida. O segundo questão está o verbo depois o nome. Em alguns casos o verbo depois Elohim é em singular:
No princípio CRIOU Deus(Elohim-deuses) os céus e a terra. Gên.1:1
Quando Deus(Elohim-deuses) me FEZ SAIR errante da casa de meu pai,Gên.20:13
Sobre mim estão os votos que te FIZ, ó Deus(Elohim);Sal.56:12
Isso não nega o Santissima Trindade porque o Deus é só Um - Pai, Filho e Espirito Santo. Sera que os escritores não tinham alternativa?
Tinham! O nome singular do Elohim é Eloah.
Deus(Eloah) veio de Temã...Hab.3:3
E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus (Eloah), que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.Com deuses(Elohim) estranhos o moveram a zelos; com abominações o provocaram à ira:
Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus (Eloah), a deuses que não haviam conhecido, deuses(Elohim) novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram. Deut.32:15-17
Eloah está escrito mais o menos 250 vezes, Elohim quase 2500.
Além disso tem bastante trechos onde o Deus fala em plural:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança Gên.1:26
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós Cên.3:22
Eia, desçamos, e confundamos ....Gên.11:7
O seginte versículo é mui importante:
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem (Eu) enviarei, e quem irá por nós? Is.6:8
Está claro que não tem diferencia entre Eu e nõs. Singular(eu) é igual com plural(Nós) em Natureza Divina – um Deus em três hipostases.
O que significa Ouve ó Yisrael YHWH nosso Elohim YHWH é Echad/UM/Único?
O Elohim é deuses, mas o que significa Echad?
A palavra echad significa único mas unico composto, não único absoluto.
E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro(o dia echad).Gên.1:5
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só (echad) carne.Gên.2:24
Toda esta congregação junta somava quarenta e dois mil trezentos e sessenta...Esdra 2:64
A congregação composto dos muitas pessoas é Echad – unidade(único) mas composto.
Está mais claro em Ezequiel 37:17
“e ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem um só(Echad) na tua mão”
Sem dúvidas nas Escrituras Echad significa único composto.
Qual é a palavra para único absoluto?
A palavra para único absoluto é Achid!
Os judeus não sabiam diferencia?
Sabiam muito bem e por isso Moshe ben Maimon(Maimônides) em seus “Os treze princípios do Judaísmo de Maimônides” em princípio quinto escreveu:
Creio plenamente que o Criador é o único(AHCID) a quem é apropriado rezar, e que é proibido dirigir preces a qualquer outra entidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maimônides
Por troco das palavras "echad" com "achid" muito tempo os judeus Eshkenazi(Europa do Norte) não receberam os Principios mas depois todos grupos judeus receberam os Principios de Maimônides.
"E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi." - Bereshit (Gênesis) 1.9
Pergunto eu: onde existe "unidade composta" na palavra "lugar" ?
Simplesmente não existe.
A unidade composta está em "LUGAR" e em "AGUAS". Ajuntem-se varios águas de varios lugares em um único lugar e esse lugar é composto, que está vindo no seguinte trecho:
Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. Gên.1:10
Ajuntamento das águas é único composto e o lugar onde se ajuntem é um(oceano) composto dos mares.
O Velho testamento(Tanah)tem bastante lugares onde e vindo que um só Deus é composto de Hipóstases.
Lugares onde o Deus no minimo de dois Hipóstases e onde o YHWH е Elohim significam no minimo DOIS Hipóstases:
O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus(Elohim), o teu Deus(Elohim), te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Salmo 45:6-7
Aqui, no versiculo 8, temos dois Alohim e dois são Deus - "por isso Deus(Elohim), o teu DEUS(Elohim) te ungiu.
Preciso dizer que o Cristo significa Ungido e acho que está bem claro Quem é Pai e Quem é Jesus em Psalmo. Estábem claro Quem quem È e em Oséias 1:7:
disse o Senhor(Elohim) a Oséias:
...Mas da casa se Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus(YHWH)...
O Deus(Pai) vai salvar o povo pelo Senhor - o Deus dele - Jesus Cristo.
Em salmo 45 temos Eloah e Eloah, em Oséas Aloah e YHWH mas temos e casos com dois YHWH:
O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo, vinda do Senhor, do céu. Gên. 19:24
Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.Porque eis aí levantarei a minha mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim sabereis vós que o Senhor dos exércitos me enviou.Zacarias 2:8-9
Um YHWH(Pai) enviou YHWH(Filho).
Nos temos três escolhas:
1. Recebemos que têm no minimo dois Deuses - Eloah ou YHWH.
2. Recebemos, como ensina a Santa Igreja Ortodoxa, que tem um só Deus em três hipóstases.
3. Recebemos que a Santa Escritura - Tanah é um livro falso e mentiroso.
Por que o Deus é Trindade – Um só Deus em três Hipóstases – O Pai, o Filho – Jesus Cristo(depois encarnação) e o Espírito Santo?
Quantos Hipóstases de Deus têm em Antigo Testamento?
O Primeiro é YHWH.
Para segundo Hipóstase temos bastante casos com varios nomes.
O anjo do Senhor:
Gênesis 22:11-12:
O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!”
“Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.”
Em versiculo 11 se fala para um anjo – o anjo do Senhor, mas em seguinte versiculos o anjo disse que Ele, o anjo, é Deus.
Que esse anjo é Deus está vindo e em Êxodo 23:20-23:
“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.
Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei.
Quem é Quem pode perdoar os pecados:
"E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados.
Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus?....
... Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados" Mk.2:5-10
"Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados"...Mt. 9:6
Só Deus tem poder perdoar pecados!
"Mas tem e mais uma coisa: “porque meu nome está nele.” Êxodo 23:21
O nome Jesus inclui YHWH. O nome do anjo também e o anjo é Deus(Gên.22:12). E Jesus e o anjo podem perdoar os pecados como Deus.
Que o anjo é Deus disse e Isaías:
"Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espírito.
Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar". Is. 48:16-17
Quem fala foi enviado de Senhor Deus juntamente com o seu Espírito. Mas quem fala e: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”.
O Senhor em Isaías disse: Por amor do meu nome retardo a minha ira, e por causa do meu louvor me contenho para contigo, para que eu não te extermine... Por amor de mim, por amor de mim o faço; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória não a darei a outrem.Is. 48:9 e 11
Em Êxodo 23:21 Deus disse para seu anjo:“porque meu nome está nele.”
Quem fala em Isaías 48 é o Senhor, nosso Deus, nosso Redendor quem foi enviado de Senhor Deus e Espírito do Deus. Quem fala disse: eu sou o primeiro e último.
Jesus disse em Apocalipse 22:13 – Eu sou o primeiro e o último.
Em Êxodo o Deus mandou seu anjo, (quem chamou si mesmo Deus em Gên.22:11) quem “anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei”. O Senhor, nosso Deus quem fala em Isaías e o mesmo anjo - “Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? Aquele a quem o Senhor amou executará a sua vontade contra Babilônia, e o seu braço será contra os caldeus. Eu, eu o tenho dito; também já o chamei; eu o trouxe, e o seu caminho será próspero”. Is. 48:14-15 e “e te guia pelo caminho em que deves andar”. Is. 48:17
Até aqui vimos três Hipóstases - o Deus quem junto cam Espírito mandou Deus com mesmo nome também chamado o anjo do Deus.
Quando falamos sobre Hipóstases precisamos saber que única diferencia entre Eles é que:
O Pai não é gerado nem criado nem procede de ninguém;
O Filho ESTÀ gerando do Pai. A Geração do Filho é eterno – sem começo e sem fim;
O Espírito Santo procede do Pai. O Prodecemento é eterno – sem começo e sem fim.
Isso está diferencia entre Eles. Não tem outra. Isso é e misterio na Natureza Divina.
Em Isaías 48:12-17 é escrito:
Escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus; quando eu os chamo, eles aparecem juntos.
Ajuntai-vos todos vós, e ouvi: Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? Aquele a quem o Senhor amou executará a sua vontade contra Babilônia, e o seu braço será contra os caldeus.
Eu, eu o tenho dito; também já o chamei; eu o trouxe, e o seu caminho será próspero.
Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espírito.
Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Está vindo que o Deus quem fala disse que É o primeiro e o último, o Redentor, que o Senhor Deus O enviou juntamente com o Espírto. Achamos que “esse Deus” quem fala é o Filho mas o mesmo disse:
Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus;
Nós sabemos que o Criador é o Pai. De outro lado, se o Pai fala, quem é o Senhor Deus quem enviou o Pai?
A resposra é: Eu e Pai somos um. João 10:30
Não tem diferencia entre Eles além que o Pai não é gerado e o Filho é (coreto ESTÀ) gerado do Pai – O Deus é só UM. SÒ UM em três Hipóstases.
Se nós recebemos que não têm Hipóstases devemos receber que têm no minimo dois deuses na Antigo testamento.( Ou que AT é livro mentiroso).
Sera que falamos para versiculos isolados? Claro que não!
Isaías 63:7-16:
Celebrarei as benignidades do Senhor, e os louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos tem concedido, e a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que ele lhes tem concedido segundo as suas misericórdias, e segundo a multidão das suas benignidades.
Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não procederão com falsidade; assim ele se fez o seu Salvador.
Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; no seu amor, e na sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os carregou todos os dias da antigüidade.
Eles, porém, se rebelaram, e contristaram o seu santo Espírito; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
Todavia se lembrou dos dias da antigüidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu santo Espírito?
Aquele que fez o seu braço glorioso andar à mão direita de Moisés? que fendeu as águas diante deles, para fazer para si um nome eterno?
Aquele que os guiou pelos abismos, como a um cavalo no deserto, de modo que nunca tropeçaram?
Como ao gado que desce ao vale, o Espírito do Senhor lhes deu descanso; assim guiaste o teu povo, para te fazeres um nome glorioso.
Atenta lá dos céus e vê, lá da tua santa e gloriosa habitação; onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias para comigo estancaram.
Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antigüidade é o teu nome.
Aqui fala YHWH e de novo no texto ficam três Hipóstases de Deus:
O Pai (ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor - 63:16) em todos versiculos.
O anjo da sua presença – 63:9;
O Espírito Santo – 63 – 10,11 e 14
O que fazia o anjo, mesmo anjo quem em Êx.23:12 disse para Si mesmo que é Deus?
No vers. 8 é dito que o Deus é Salvador e no vers. 9 “e o anjo da sua presença os salvou”. O Deus remiu(63:9), o nome do Deus (Pai) e nosso Redentor (63:16) mas nós sabemos do Novo Testamento Quem pode nos remir e Quem é nosso Redentor – Jesus Cristo. Como o que é dito para o Pai é e para o Filho?
Primeiro: Porque a única diferencia entre Eles é que o Pai não é gerado e o Filho é gerado do Pai.
Segundo: Oséias 1:7 - disse o Senhor(Elohim) a Oséias:
“...Mas da casa se Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus(YHWH)...”
Terceiro: Êx. 23:20-21
“Vou enviar um anjo ..... Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele.
O nome do Deus(Pai) está nele(anjo) e esse anjo em Oséias e chamado Senhor seu Deus(YHWH).
Em todos lugares onde é escrito para esse “anjo” e escrito que o mesmo anjo é Deus.
Salmo 51:
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.
12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.
14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça.
De novo Espírito Santo, Deus e Deus Salvador(da minha salvação) – três Hipóstates em Um só Deus.
No começo – Gen.1:1-3:
1 No princípio criou Deus os céus e a terra.
2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
3 Disse Deus:
O Deus, O Espírito Santo e o Verbo.
O Esírito Santo:
Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem... Gên.6:3
Salmo 139:7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
Isaías 11:2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Pelo Antigo Testamento não tem nenhuma dúvida que o Deus é só um – o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Mais um lugar - Gêneses 18 e 19.
"Depois apareceu o Senhor a Abraão... Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele". Gên.18:1-2
Deus apareceu em três homems mas o Abraão disse: "Meu Senhor..."
"Meu Senhor" em singular, porque Deus é só Um em três Hipóstases!
Mas em 18:9 Três pergontaram Abraão em plural: "Perguntaram-lhe eles..." Por quê? Porque o Deus é só Um mas Hipóstases têm própria individualidade.
Em 18:10 um deles disse a Sara e em 18:13 etendemos que quem disse é o Deus. Mas quem de três è Deus? Depois os três homens sairam para ir a Sodom e de novo o Senhor fala a Abraão. Em esses dois casos não temos "um deles, o Senhor, disse..." falamos sobre três mas disse o Senhor.
Podemos receber que essa teofania descubre para nós o deus Triuno?
Claro que sim, mas judeus, judeus messianicos e unicistam negam esse texto, porque em Gên.19:1 dois dos três homens quem chegaram em Sodom são chamados anjos e por isso nós precisamos receber que com Abraão e Sara falaram o Deus e dois anjos. Sera?
Claro que não porque em 19:17 um dos anjos(homens) fala com Ló e no seguinte versículo "Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor!" e "Eis ali perto aquela cidade, para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu me escape para lá (porventura não é pequena?), e viverá a minha alma."
Em Gên. 18 temos três homens quem Abraão chama "o Senhor". Em Gên.19 são dois anjos e no minimo um deles e "o Senhor". Onde fica o terceiro e sera que ele e o Deus ou o Deus é um dos dois anjos e terceiro é ...não sabemos quem. Nós não sabemos mas Igreja sabe. A resposta é no versículo 19:24
"O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo, vinda do Senhor, do céu".
O terceiro homem de teofania e o Senhor no céu!
Nos estes textos sem nenhuma dúvida temos um Deus(Elohim) e mais dois anjos e no minimo um dos anjos é Deus(Elohim) como em vers.19:24 em um momento e um ação participam um Elohim na terra e um Elohim no céu.

Atos fórum

Novidades