Imprimir esta página

O Credo Constantinoplano de 381

Escrito por  Phillip Schaff
Concílio de Nicéia

O Credo Constantinoplano de 38158.

Nós cremos em um Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

E em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos (æons), Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, sendo de uma substância com o Pai; por quem todas as coisas foram feitas; quem para nós homens e para nossa salvação, desceu do céu e se tornou carne pelo Espírito Santo através da Virgem Maria, e foi feito homem; ele foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos e sofreu, e foi enterrado, e no terceiro dia ele se levantou novamente, de acordo com as Escrituras, e subiu aos céus, e sentou à mão direita do Pai; de onde ele voltará novamente com glória, para julgar os vivos e os mortos; cujo reino não terá fim.

E no Espírito Santo, o Senhor e Vivificador, que procede do Pai, que com o Pai e o Filho juntos são adorados e glorificados, que falou através dos profetas. Em uma santa católica e apostólica Igreja; nós confessamos um batismo para a remissão de pecados; nós esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que virá. Amém.

Fonte: Phillip Schaff, Creeds of Christedom, disponível em http://www.ccel.org/ccel/schaff/creeds1.iv.iii.html

Notas

58. O texto grego nas atas do segundo Concílio ecumênico (Mansi, Tom. III. p. 565; Hardouin, Vol. I. p. 814), e também nas atas do quarto Concílio ecumênico. Veja Vol. II p. 35; Hahn, l.c. p. 111; e minha História da Igreja, Vol. III. p. 667 sqq.

Ler 2614 vezes
Avalie este item
(0 votos)