• Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

    Mateus 5:44,45

  • Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível

    .

    Mateus 17:20

  • Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?

    Lucas 15:4

  • Então ele te dará chuva para a tua semente, com que semeares a terra, e trigo como produto da terra, o qual será pingue e abundante. Naquele dia o teu gado pastará em largos pastos.

    Isaías 30:23

  • As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;

    João 10:27

prev next

Bem vindos!!

Sejam bem-vindos ao novo site e-cristianismo!! Nosso site foi recentemente invadido, então estamos trabalhando para recuperar o conteúdo. Esperamos terminar esta tarefa em breve.

Verso do dia

O pobre Calvino

Escrito por  João Calvino
João Calvino

Em tempos onde a teologia da prosperidade faz vários adeptos, é no mínimo interessante a informação trazida por Jim West em seu blog, Zwinglius Redivivus, sobre a situação econômica de João Calvino, do livro The Life and Times of John Calvin, the Great Reformer1:


[Calvino] recebia em Genebra só o suficiente para lhe dar suporte com a maior economia. Seu pagamento consistia de 50 dólares, doze medidas de cereais, dois barris de vinho e uma moradia.

O protocolo de estado de outubro de 1541 diz, de fato, “que um considerável salário foi conferido a Calvino, porque ele era bastante letrado, e visitantes o davam muito custo”. Mas o que prova que este salário era muito pequeno, de acordo com o preço das coisas na época, é a circunstância que o conselho frequentemente achava necessário, por mera benevolência, de lhe estender uma mão ajudadora. Verdadeiro contudo aos seus princípios, ele recusou dez dólares* oferecidos a ele quando esteve doente em 1546, e duas vezes onde o conselho quis que ele aceitasse para sua viagem à Berna, em 1553, para assuntos da república. Em 28 de dezembro de 1556, o conselho lhe enviou um pouco de madeira para aquecer seu quarto. Ele levou o dinheiro para eles por ela, mas eles não o aceitariam.

O mesmo corpo lhe enviara, em 14 de maio de 1560, um barril do melhor vinho, porque ele tinha só o que era muito indiferente. Ele contudo pegou emprestado apenas vinte e cinco dólares* para arcar com as despesas de sua doença e em 22 de junho de 1563, seriamente implorou ao conselho que os recebesse de volta. Ele de fato protestou, “que ele nunca mais subiria ao púlpito, se ele fosse compelido a reter outra indenização”.

Vinte dólares, ou seja, quase metade de seu salário, ele formalmente rejeitou – uma prova clara de seu desejo de se manter pobre.

Ele ainda destaca o seguinte trecho:

Em uma carta a Farel (21 de janeiro de 1546), ele expressamente relata como uma vez ele foi obrigado a argumentar com um anabatista perante o conselho. Esta pessoa o tratou mal, até que encantoado e estando cheio de malícia, ele respondeu Calvino que todo clérigo levava uma vida de luxo. O reformador respondeu e o anabatista então o chamou de avarento, o que causou várias risadas, “Pois se recordou do que eu desisti neste mesmo ano, e que eu jurei que eu não pregaria novamente se eu fosse pressionado mais sobre este assunto. Também se sabia que eu recusei presentes adicionais e que eu abri mão de vinte dólares* de meu salário. Todos o atacaram quando ouviram isto”.

Nota do tradutor: os valores são dados em dólares pelo próprio autor do livro de onde foram traduzidos os textos, P. Henry. É possível que o autor estivesse usando o valor atualizado para sua audiência.

Notas

1. P. Henry, The Life and Times of John Calvin, the Great Reformer Volume 1 (269–270). New York: Robert Carter & Brothers.

Ler 623 vezes
Avalie este item
(1 Votar)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Últimos artigos

Assuntos principais

Últimos comentários